n PABS: Vida e morte dos Unleashed da Hasbro

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vida e morte dos Unleashed da Hasbro



     A série Unleashed da Hasbro (2002 - 2007) expandiu as dimensões dos colecionadores de figuras de Star Wars, tanto pelo seu tamanho quanto pelos seus detalhes e a sua embalagem. Elas possuem alguns centímetros a mais do que a linha tradicional de figuras, mas pouco menores que a linha de 12 polegadas, e são meticulosamente esculpidas e finamente pintadas com diversas cores.


     O design aplicado à sua embalagem, visando evitar danos em prateleiras, foi apresentado em espessas, pesadas e enormes bolhas carteladas, medindo aproximadamente 13" x 8 1/2" de largura. As enormes "bolhas" são uma verdadeira janela aberta para se enxergar as figuras - um prato cheio para colecionadores que as guardam lacradas.


APRESENTAÇÃO

Escultura e pintura
     As esculturas são de um padrão realmente alto. Embora a semelhança com os atores possa ser objeto de discussão em alguns casos, as figuras são extremamente precisas e simplesmente lindas. Quase não existem linhas de junção para serem notadas! Mesmo em figuras como o "quase nu" da Princesa Léia, onde é de se esperar a visualização da união do plástico, ele é praticamente invisível.
     Apesar de suas poses nem sempre refletirem a precisão do filme, as roupas estão extremamente fiéis, apresentando coloração adequada e movimentação natural dos tecidos. O plástico utilizado na "saia" da Léia tem uma certa transparência que pode ser notado quando atingido diretamente por uma luz. Este, por sua vez, dá a sensação de uma peça de vestuário de tecido real, parecido com a seda.
     O sculpt das bases também é excepcional. Os efeitos do tempo são muito bem realizados. Sempre que necessário, eles recriam gotas de água, transparências, manchas, amassados em proporções exatas em relação a realidade. Rochas parecem rochas, metais como metal, areia como areia. Praticamente não há quase nenhum "sangramento" de tinta em qualquer lugar. As cores de pele, detalhes sobre os olhos, lábios, dentes e as mãos são impressionantes. Definitivamente, este é um deleite visto geralmente em coleções mais sofisticadas.


Acessórios
     As figuras possuem cerca de 7" de altura e vêm com resistentes e pesadas bases exclusivamente concebidos para mantê-los em pé. Além de suas bases, os acessórios são muito bem presos as figuras. Por exemplo, o punho do lightsaber é normalmente fundido sobre a mão e apenas as lâminas são removíveis. Alguns blasters e outras peças são removíveis ou passiveis de substituição, como mãos disparando raios por outras segurando sabres.


Articulação
     Precisamos manter em mente que essas figuras são mais semelhantes a estátuas do que qualquer outra coisa - se você está de bem com isso, não haverá decepção! O movimento articular é mínimo, limitado, basicamente, a um pulso ou ombro, assim, eles são a melhor escolha para peças de exibição ao invés de brinquedos.





AS ONDAS (WAVES)

WAVE 1
     Em 2002, quando estreou a primeira linha, ela parecia não despertar muita atenção. Facilmente encontrados em lojas, consistiam de dois personagens:
  • Boba & Jango Fett: O conjunto de Jango e Boba apresentou outros problemas. Apesar de seu artesanato meticuloso, essa cena nunca existiu. Boba nunca foi visto sob o braço de seu pai à procura de proteção, nem estendendo a mão com uma expressão de grito horrorizado no rosto como o artista apresentou. A peça foi apelidada pelos colecionadores como "Boba corão e seu papai" . Ela foi "difícil de engolir" e os colecionadores não estavam prontos para aceitá-la - ainda.

  • Darth Maul: Embora Hasbro tenha explicado de antemão o que esperar na linha, a reação inicial do público em 2002 foi, em sua maioria, negativa. Apesar da escultura de Darth Maul refletir uma postura real encontrada no Wushu Kung Fu, os fãs não estavam muito contentes com a posição do pé e da plataforma em espiral de fogo. Para piorar as coisas, o tipo de plástico utilizado no punho do sabre fazia com que ele caísse para os lados, criando um efeito de sabre curvo.


     A linha parecia que estava prestes a dar um mergulho em um oceano de rejeição, porém...





WAVE 2
     Mais tarde no mesmo ano, após o lançamento do Wave 2, a linha rejeitada deu uma guinada para melhor, e começou a ganhar atenção. A mudança repentina poderia muito bem ser atribuída a colecionadores se tornando mais consciente da abordagem artística por trás das figuras ou simplesmente o fato de a introdução de um personagem-chave clássico (Vader) em uma pose magnífica e precisa do filme. De qualquer maneira, ela rapidamente ganhou popularidade, uma característica atribuída que manteve até a presente data. 
     A Wave 2 foi lançado em quantidades menores do que a wave anterior. Três figuras foram incluídas:
  • Anakin Skywalker : base extremamente elaborada com metade de um Droid Batalha, dois sabres e mãos intercambiáveis.


  • Darth Vader: Ele está de pé sobre um pedaço do abismo de Bespin com um sabre de luz acesa em uma mão e o punho fechado na outra. 
     O sculpt do Vader provou ser um best-seller e desapareceu das prateleiras quase que instantaneamente. Mesmo com problemas de distribuição para todo o país, as vendas desta wave foram muito melhores do que a anterior.


  • Padmé Amidala: Ainda acorrentada e em uma pose sexy, está com a camisa rasgada e um Blaster na mão.







WAVE 3
  • Darth Tyranus: Ele rodou até a capa! Sua mão direita pode ser trocada por uma com raios da Força ou uma com o seu sabre.

  • Mace Windu: Excelente postura de batalha, com a mão direita atrás das costas segurando seu sabre. A base está em chamas.





WAVE 4
  • Darth Vader: mesma pose do Vader anterior, mas ele está em sua câmara de meditação e revelando a sua cabeça cheia de cicatrizes.

  • Princesa Leia: Outra figura "sexy", com a princesa Leia como escrava do Jabba. Possui uma lança e sua base é o deque da nave do Jabba.





WAVE 5
     Em contraste das waves anteriores, a Wave 5 teve uma maior produção e foi vista com freqüência. Apesar da sua fácil disponibilidade, nenhuma das figuras ficava muito tempo nas prateleiras. Os personagens disponibilizados foram:
  • Darth Sidious: Com uma expressão do mal. Possuía dois pares de mãos: uma com enormes quantidades de energia azul, outra sem elas.

  • Luke Skywalker Jedi Battle pose: Rodando o sabre de luz como um taco de beisebol e deixando um swoosh verde fluorescente.

  • Obi-Wan Kenobi: Com o sabre erguido, a capa fluindo ao vento um suporte de pedra (penhasco). Lindamente esculpida, a figura representa a cena da luta no penhasco de Geonosis.




WAVE 6
     No início de outubro 2003, a Wave 6 recebeu luz verde e foi lançada no mercado com um excelente design e detalhes. Definitivamente, esta wave ofereceu algumas das peças mais elaboradas da coleção. Desnecessário dizer que esta wave tornou-se uma das mais procuradas entre colecionadores. As três figuras foram:
  • Boba Fett: detalhe fantástico. Base com o monstro Sarlacc, com os dentes e tentáculos envolvendo a perna do Fett.

  • Han Solo: Com pose de tiro enquanto corre para dentro da Millenium Falcon. Boa semelhança. Base bem detalhada.

  • Yoda: Lightsaber na mão e pose “voadora”.





WAVE 7
     Que melhor maneira para começar um novo ano do que com o lançamento de um novo grupo de excelentes figuras da Unleashed! Esse foi o caso em 2004. Mais três figuras começaram a aparecer em meados de fevereiro, primeiro na Toys R Us e seguida nos Wal-Marts em toda a nação Americana. Uma vez mais, como se tornou a norma, essa wave recebeu grande aceitação. No entanto, um dos seus personagens despertou opiniões diversas, como veremos. Os personagens são:
  • Clone Troopers: Grande precisão na armadura. Manchas de sujeira não estão em excesso. Base meticulosamente criada com um Clone morto.

  • Luke em traje de vôo: Capacete e macacão devidamente detalhados. Boa transparência na viseira removível.

  • Chewbacca: Certas áreas do sculpt, como o Bowcaster e a bandoleira foram muito bem realizadas. Mesmo seu braço esquerdo apresenta algo nunca antes visto no interior da Linha Unleashed: uma bola de ombro articulado, que lhe dá alguma movimentação.
     A figura se tornou muito mais um assunto de discussão entre os colecionadores pelo fato dela não ser realista. Talvez seja pela forma tratada dos pelos voando, principalmente ao redor dos olhos, dando ao personagem uma aparência caricatural. A base do sculpt também alimentou uma certa decepção. É apenas um pedaço plano verde de ... pântano? Grama? Difícil dizer.






WAVES 8 e 9
     Em um esforço para ajudar os novos colecionadores, a Hasbro lançou dois sortimentos em 2004, que incluiu algumas figuras que eram velhas conhecidas, porém escassas em determinadas regiões. Foi uma grande oportunidade para aqueles que perderam a oportunidade de compra nas waves anteriores!

WAVE 8 viu o renascimento de:
  • Luke Skywalker Jedi
  • Darth Sidious

WAVE 9 foi feita de:
  • Princesa Leia Slave
  • Obi-Wan (EP2)
  • Clone Captain Fordo
     Como uma verdadeira surpresa para todos, a Hasbro fez uma modificação na sua antiga figura do Clone Trooper, adicionando uma pintura vermelha e o transformando no Clone Capitão Fordo! Quando as pessoas viram essa “nova” figura pendurada nas lojas e sites, começaram a relatar sobre suas descobertas e uma busca frenética foi desencadeada. Hoje, tal figura continua a ser muito difícil de encontrar e ainda muito procurada.






WAVE 10
     Finalmente, depois de duas waves consecutivas de figuras antigas, em agosto de 2004 surgiram novas figuras da série! 
     Mas o fato é que estas figuras foram produzidas em menor quantidade, com bases não muito elaboradas, com um desenho mais simples em relação aos anteriores. Embora isso tenha sido bom para as pessoas carentes espaço de exibição, foi visto por outros como um pequeno movimento da empresa para cortar os custos de produção, mantendo o mesmo preço de varejo.
     Porém as figuras continuaram empregando o detalhe habitual, a Wave 10 realmente reflete a interpretação dos personagens pelo artista. Suas poses eram realmente impressionantes e únicas. 
  • Aayla Secura: Twi'lek Jedi feminina que começou como um personagem na série de quadrinhos da Dark Horse e posteriormente adicionado ao filme AOTC. A figura foi muito bem desenhada, segurando um sabre de luz aceso (com lâmina destacável) na sua mão direita e uma estendida, atacando com a Força.

  • Bossk: O impiedoso caçador de recompensas Trandoshan reptiliano tem uma postura verdadeiramente dramática: rifle blaster na mão, sobre um pedaço de concreto com rachaduras na parede, marcas de Blaster e até mesmo hastes metálicas expostas e dobradas. A boca aberta nesta figura mostra um detalhe fantástico, da para contar um total de 36 dentes pintados e ver claramente a sua língua bifurcada. Sua roupa também é bem esculpida, mostrando dobras próprias do tecido e logotipos autênticos.

  • Tusken Raider: O nômade temível, selvagem do deserto de Tatooine é o mais alto sculpt nessa wave. Colocado pronto para saltar sobre sua vítima, seus braços levantados sobre a sua cabeça, suas roupas rasgadas e torcidas nos lugares certos. Suas túnicas foram esculpidas recriando um movimento para a direita como se o vento estivesse soprando sobre ele. Os detalhes da correia estão no lugar e até mesmo uma das bolsas está aberta. As bandagens, lentes de protecção e as espinhas em sua cabeça estão bem definidas. Sua bandoleira com captador de umidade em anexo (cilindro ao nível do pescoço) são uma peça separada e podem ser movimentados um pouco. Voltando para seus braços, a figura possui um braço removível com certas armas anexados. Pode-se exibir esse Tusken segurando sua bengala Gaffi ameaçadora ou seu rifle de longo alcance. O detalhe em ambas as armas foi bem captado.



  
WAVE 11
     Em novembro de 2004 tivemos a wave 11 com re-lancamento de algumas figuras anteriores.
  • Darth Vader
  • Mace Windu
  • Darth Tyranus

     Vale ressaltar que a tiragen original do líder separatista (de 2002) vinha com o nome de Darth Tyranus – e nessa tiragem veio como Conde Dookan.




WAVE 12
     Quase um mês antes do ataque maciço das mercadorias do Episódio III, tivemos uma nova wave incrível de figuras esculpidas fantasticamente.
     A wave 12 veio em 2005 com dois personagens da trilogia original e uma caçadora de recompensas do sexo feminino pertencente ao Universo Expandido:
  • Stormtrooper: De pé sobre uma base de Estrela da Morte a figura ostenta a posição de disparo. Sua arma E-11 é removível e ele está cercado por tiros vermelho de blaster. A armadura é bem proporcional, incluindo um capacete corretamente dimensionado. O soldado ainda mostra sinais de combate e tem uma marca de queimadura na perna direita.

  • Aurra Sing: Apesar das alegações feitas por alguns colecionadores como sendo uma figura desnecessária por existir personagens mais importantes que foram colocados em segundo plano, Aurra tem um visual fantástico. Ajoelhando-se sobre o que parece ser alguns destroços de um veículo de metal, Aurra se posiciona com suas pistolas em punho e um rifle que pode ser adicionado a ela. Nada foi omitido nesta figura e até mesmo a antena sobre a cabeça está presente, embora feito de um plástico transparente. A melhor Aurra Sing existente!

  • IG-88: A Hasbro realizou aqui algo raramente possível: dar a vida a ele. Como se sabe, o IG-88 sempre foi esculpido com pernas e braços completamente retos, sem vida, sem sensação de movimento. Enquanto o detalhamento já é esperado com as figuras Unleashed (e neste caso muito bem feito), é realmente sua pose ameaçadora que faz o personagem ganhar vida. Esculpida em modo de luta, rifle e mais Blaster curto na mão enquanto "dispara" granadas em torno de seus pés, o IG-88 é trazido à vida criando interesse e grande apelo visual. 




WAVE 13
     A nova wave foi feita de três personagens importantes, duas delas combatendo entre si, recriando uma das cenas mais importantes do Episódio III: Anakin Skywalker e Obi-Wan.
  • Anakin Skywalker: Saindo diretamente da cena mais crucial na saga inteira, essa figura é uma peça de exibição poderosa. Anakin fica no Marco Zero de uma tempestade. Com translúcidas chamas de plástico, criando a base, enquanto ele empunha seu sabre de luz em um duelo contra o seu antigo amigo e mestre. A expressão detalhada de raiva e ódio no rosto capta toda a emoção da transformação de Anakin de Jedi confuso para o icônico vilão Darth Vader. A base é reversível permitindo a figura ser exibida com ou sem as chamas. Seu design permite que ela seja emparelhada à base de Obi-Wan, compondo assim um cenário incrível.

  • Obi-Wan Kenobi: Definitivamente, ela deve ser exibida junto com a figura do Anakin. Essa união representa a intensa batalha de sabre de luz. O rosto esculpido também mostra uma grande dose de angústia e frustração, tal como foi visto na cena do filme. Obi-Wan é colocado como a se esquivar do ataque furioso de seu aprendiz. Não é tão dinâmica como a de Anakin, mas a postura do Mestre Jedi também capta com o realismo o duelo existente. Obi-Wan também é cercado por chamas ferozes que podem ser destacados a partir da base. Tal como Anakin, a base pode ser invertida e as chamas removidas. 


     A última figura que compõem esta wave é o metade estrangeiro, metade andróide, comandante supremo dos exércitos andróides e estrategista militar para as forças separatistas, o temível caçador de Jedi General Grievous.
  • General Grievous: habilmente capta a natureza hostil do personagem e alguns de seus recursos hábeis como um guerreiro pronto para atacar o Jedi desavisado. Ele está pendurado em um muro, enquanto todos os seus quatro braços estão estendidos, dois deles ostentando lâminas dos sabres de luz. Um terceiro braço segura uma pistola blaster e o quarto serve para segurá-lo na parede. A base é robusto, e a figura adere muito bem.




WAVE 14
     A wave 14 foi disponibilizada por volta de junho de 2005. Esta wave foi feita de três personagens:
  • Darth Vader: O sculpt deste Vader é excelente, com uma capa maravilhosa fluindo, um braço direito levantado com sabre de luz destacável, um braço esquerdo removível que pode ser colocado para cima ou para baixo e uma excelente pose que o faz parecer como se ele estivesse pronto para saltar para fora e atacar. No entanto, a postura de Vader trabalha contra a aparência geral do conjunto, como figura e escada / base que não interagem adequadamente. Enquanto a escada / base é robusta e bastante simples de montar, com apenas quatro peças para montar: lados direito e esquerdo, de cima e debaixo de apoio, é o buraco em seu degrau mais alto para fixar o Vader que não funciona. O pino tem um ângulo que o inclina muito para frente (quase horizontal), deixando a sua postura pouco “estranha”. Como esse Vader é relativamente pesado, é quase certo que dentro de pouco tempo depois de ser exibido, a figura continuará a inclinar para a frente ainda mais...

  •  Yoda VS. Sidious: Este é a primeira figura a vir sem uma base. No entanto, ela está bem cotada graças à incrível posição das figuras em si. Como o nome diz, este conjunto é feito de duas figuras: Darth Sidious e Yoda - e descreve sua luta em ROTS. Apesar de serem duas figuras separadas, elas foram feitas para serem exibidas juntas. O Yoda não pode ficar de pé por conta própria devido a uma base em efeito, exigindo a "ajuda" de Sidious para ficar de pé. 
     Como parte do molde de Yoda e estendendo-se desde a parte de trás dos seus mantos na sua extremidade inferior, temos o efeito do pulo da Força. Esta peça (que começa clara e transcende para se bronzear para coincidir com vestes dos Jedi) se encaixa em uma fenda na parte de trás de Sidious e se conecta na parte inferior na frente. O efeito, embora sutil, é muito eficaz, dando a ilusão como se Yoda tivesse acabado de realizar um giro rápido em vôo em torno do personagem do mal. O Jedi mantém o seu inflamado ligthsaber verde ligado com as duas mãos e um olhar determinado de "Eu vou fazer você pagar" que pode ser visto em seu rosto
     Darth Sidious é colocado com seu torso virado para o lado, mantendo o seu sabre de luz aceso por trás de sua cabeça como se na tentativa frustrada de parar a força do golpe do sabre de Yoda, que acabou girou em torno dele. O seu braço esquerdo está a frente dele, enquanto os raios azuis da Força emanam de sua mão.
     O detalhe no rosto 'Sidious é fantástico, com um olhar de puro ódio e sadismo. Deformidades e rugas foram bem representados e a aplicação da tinta vermelha ao redor dos olhos amarelados dá a figura uma verdadeira aparência do mal.



  • Asajj Ventress: a pose captura a ferocidade e a essência violenta do personagem que pula em direção do seu alvo. Segurando dois sabres de luz vermelhos atrás dela, um maxilar cerrado e a intensidade em seus olhos, demonstram que o golpe que está por vir será mortal. Os detalhes são perfeitamente distribuídos ao longo da figura. Atenção especial ao detalhe das pregas em seu vestido de batalha. A base da peça lembra um ambiente verdejante, juntamente com uma "nuvem de poeira", produzida por sua velocidade. Para uma aparência diferente, as lâminas dos sabres são removíveis. 





UNLEASHED EXCLUSIVO BEST BUY: VADER
     Em 2005, comemorando o lançamento de A Vingança dos Sith em DVD, a Best Buy ofereceu uma figura exclusiva do Darth Vader Unleashed. Foi uma reedição da versão ROTS disponível anteriormente nesse mesmo ano, mas com uma aplicação de tinta extra: um "reflexo do sabre de luz", ou luzes vermelhas na capa do Vader e em partes do equipamento. Apesar da pequena adição de tinta, foi a forma como a figura foi apresentada que chamou a atenção.
     A figura foi centrada dentro de uma embalagem cilíndrica de plástico transparente, que lhe deu individualidade instantânea se colocada ao lado das demais embalagens existentes até o momento. No interior havia um símbolo do Imperio que podia ser visto de cima. Enquanto a parte de trás da embalagem foi coberto com uma descrição da figura, a frente e os lados se tornaram uma janela transparente aberta para exibir totalmente a figura, tornando desnecessário ter que abrir a embalagem.
     Este Vader exclusivo foi embalado como uma peça completa, com o sabre de luz e a base já afixados - diferente das anteriores, onde era necessário montar as peças para reproduzir a figura .




FIM DA LINHA UNLEASHED?
     Em julho de 2005, após 4 anos de sucesso, houveram boatos de que a serie seria descontinuada após a próxima wave, que viriam com o Chewbacca, um Shocktrooper e o Han Solo como Stormtrooper. Aparentemente, a razão dada pela Hasbro foi a de que o preço padrão de $15,00 dólares era demasiado baixo para eles terem algum lucro com base nos custos de fabricação, além de alegarem que a linha havia se tornado "impopular".
     No entanto, durante o Q&A Hasbro na Comic-Con, em 2005, foi anunciado que a linha não seria cancelada, mas "meramente colocada em pausa". Em Setembro de 2005, depois de algumas semanas no limbo, a wave seguinte (Han, Wookiee, Shock Trooper), não foi oferecida para os varejistas e, portanto, cancelada até segunda ordem. A Hasbro confirmou então a sua decisão de que a linha havia sido cancelada para o restante do ano, mas mencionaram - "planos para retornar a  linha Unleashed de 7” em 12 meses". A Hasbro.com no mesmo mês teria planejado uma atualização em que se afirmava que a wave do Wookiee, Han e Shocktrooper estava sendo adiada para o outono de 2006 e estava para ser disponibilizado em exclusividade no Wal-Mart.




WAVE 15
     Mostrando que a Hasbro não é totalmente liderada por um grupo de pessoas sem visão, a Empresa percebeu que ainda havia muito dinheiro para ser feito com as figuras originais em 7", talvez mais do que com as versões miniaturizadas que ela havia lançado nesse meio tempo. Assim, a wave 15 foi finalmente disponibilizada como um item exclusivo do Wal-Mart no final de Maio de 2006, marcando a ressurreição das figuras nesta escala, com o formato mais apreciado por colecionadores do mundo inteiro.
     A Wave 15 foi feita de três figuras que, embora praticamente sendo reconstruções de figuras antigas, teve partes bastante atualizadas para merecer o titulo de lançamentos. 
  • Han Solo como Stormtrooper: A figura do Han Solo foi feita inteiramente sobre o sculpt do Stormtrooper anterior - menos o capacete não removível. Em seu lugar, a Hasbro adicionou a cabeça de Han Solo, mas a semelhança não era próxima do personagem real, como a encontrada no Han Solo entrando na Millennium Falcon lançada anteriormente.A armadura do Han teve um acabamento clean, sem a marca Blaster visto do lado do Stormtrooper em sua perna direita. 
     O sculpt da cabeça estava um pouco sem graça e o acabamento de pintura apresentado um brilho diferente para que o rosto se destacasse. (Um pouco mais de cor fosca, ao invés de uma cor brilhante teria sido mais apropriado). O tamanho da cabeça, embora proporcionalmente estreita com o resto do corpo Han, era um pouco pequeno, mas, isso era necessário para que o capacete removível coubesse sobre ele. O capacete fez este trabalho perfeitamente bem.
     A base era toda nova, sendo uma boa representação do compactador de lixo, com detalhes mostrando pedaços de metal e lixo. A Diagona - monstro tentáculo, poderia ser enrolado ao corpo de Han em uma variedade de maneiras, sendo definitivamente um plus acrescentando à "ação" do conjunto.
     Em essência, aqueles que tinham perdido a figura do Stormtrooper de algumas waves atrás foram capazes de usar esta figura Han em ambos os sentidos, como um Stormtrooper ou como Han. Em geral, quando comparado com outros esculpe a partir desta linha, este conjunto é uma boa representação de uma situação de filme, sendo a melhor figura dessa wave.



  • Chewbacca em Kashyyyk: como mencionado, foi apenas outra figura reutilizada. No entanto, as novas armas da figura foram um grande escudo Klorri-Clan e uma Bronzium Disruptor Blaster , dando ao Wookiee uma nova dimensão, situando-o no meio de alguma ação na batalha de Kashyyyk.
     Partindo da figura do Chewie anterior, que possuía o braço direito apontado para a frente, o braço direito nesta figura reeditada teve um novo design, dobrada para cima no cotovelo e termina em uma mão também nova - que lhe permitiu obter uma aderência segura do blaster. É interessante notar que fazer a mão segurar a arma poderia ser um pouco frustrante, mas ainda assim ela pode ser realizada. Enquanto o braço direito era um sculpt novo, o esquerdo permaneceu como o antigo, articulado no ombro com movimento limitado. Quando o braço esquerdo fica posicionado corretamente, pode prender firmemente o escudo de batalha em sua mão. O escudo foi um belo toque, que acrescentou um olhar autêntico ao conjunto. É muito bem esculpido, mostrando todos os símbolos pertencentes à Klorri-Clan.
     A base verde do sculpt anterior permaneceu intacto na sua concepção. Apenas a cor que foi alterada do verde para o bronzeado, a fim de parecer areia. Embora a aparência geral desta figura tenha sido muito semelhante ao seu antecessor, esta parecia oferecer mais realidade e emoção.



  • ShockTrooper: O que se esperava ser o mais bonito sculpt desta wave acabou por ser o pior. A figura em si, uma nova versão do conjunto Clonetrooper, foi dado um novo capacete e uma nova arma e ali é onde ela se transformou em um fracasso.
     Para começar, ele está usando um blaster curto de Stormtrooper, e não o longo rifle DC-15, tipicamente associado com os Clones. Este foi um claro erro que poderia ter sido facilmente corrigido se Hasbro tivesse escolhido por fazê-lo. 
     Em segundo lugar e mais importante: a cabeça no Shocktrooper é absolutamente horrível! O capacete foi subdimensionado e disforme, sendo muito alongado, muito estreito nas laterais que por sua vez fez o respirador parecer enorme, como se o capacete tivesse derretido, cedendo para baixo. A forma ficou muito desproporcional quando comparado com o restante da figura, que tem o corpo robusto, embora fosse exato em tamanho para o clone original.
     Enquanto o capacete foi uma decepção, o trabalho de pintura sobre a armadura não foi tão ruim. Todas as marcações adequados associados com estes especialistas estavam presentes. Além das designações vermelhas, a armadura também apresenta muitas marcas de blaster em torno das pernas e braços. A base de lava era a característica principal neste conjunto. Ele mostrou muita irregularidade do terreno vulcânico, com uma cor cinza escuro e um monte de lava vermelha, criando uma aparência de contrastante contra o branco e vermelho da armadura Shocktroopers. A base também ofereceu uma inserção mais segura das estacas sob os pés da figura, dando uma postura mais equilibrada.
     Como é um Shocktrooper, e todos nós amamos o personagem, a figura vendeu bem. No entanto, a aparência de desenho animado do capacete transformou o que poderia ter sido um excelente figura em uma de pouco valor.





WAVE 16
     A Hasbro lançou a wave 16 em agosto de 2006, composta de dois personagens antigos: Boba Fett e General Grievous, com um preço um pouco maior do que o padrão ($ 19,95) e com exclusividade nas lojas Target.
     Enquanto para a maioria das pessoas a figura do Grievous não era difícil de se encontrar, a do Boba Fett era. O personagem sofria de má distribuição em algumas áreas, tornando-se escasso e com preços elevados no mercado secundário. Esta foi uma grande oportunidade para aqueles que perderam o caçador de recompensas evitarem os preços sem escrúpulos do eBay.




WAVE 17
     No que pareceu ser uma estratégia da Hasbro para encontrar uma desculpa ao fracasso da linha anterior, a Wave 17 foi lançado em outubro de 2006 contendo o relançamento de duas figuras que fizeram sucesso no mercado: Luke Jedi e o Darth Vader Unmasked. Esta foi a terceira aparição dessas figuras, mas desta vez como exclusividades da Wal-Mart. Os colecionadores não ficaram muito felizes com isso...



     Mais uma vez eles foram oferecidos em volumosos pacotes cilíndricos, ao preço de quase US $ 20,00 cada e ficaram amontoados nas prateleiras. Vastas quantidades podiam ser encontradas nas prateleiras bagunçadas da Wal-Mart, mesmo durante a temporada de Natal e em Janeiro de 2007, quando, finalmente, foram colocados em liquidação por míseros $10,00 dólares.
     Foi desta forma que a Hasbro começou o processo de acabar com uma linha popular. Era uma maneira para culpar a perda de interesse dos colecionadores nas figuras. Ao invés de focar em versões anteriores que sofreram de má distribuição ou figuras com baixas tiragens como as do Vader Unmasked e do Stormtrooper – que lideraram a maioria das listas dos colecionadores, o fabricante optou por relançar figuras de baixa demanda, superfaturando-os e vestindo-os em embalagens bonitas – vendendo as como “exclusividades”!
     Essa foi uma terrível estratégia de mercado para renovar linhas antigas. A Hasbro perdeu completamente o contato com o que os colecionadores queriam. Não é uma embalagem elaborada o que leva a uma compra de uma figura relançada, mas sim o reaparecimento de uma figura que poderia ter sido realmente difícil de encontrar no passado. As duas figuras desta wave não se encaixaram nesse perfil.
     Com isso, o futuro da série Unleashed ficou incerto.




WAVE 18
     Em março de 2007, o Wal-Mart novamente tornou-se o destino de muitos seguidores da linha Unleashed, a fim de obter uma figura da wave 18, vendidos na cadeia varejista com exclusividade. Mais uma vez a Hasbro ofereceu um relançamento de figuras a um preço superior, embaladas dentro de caixas cilíndricas transparentes. Esta foi provavelmente o lançamento de uma das mais esfarrapadas waves da história do Unleashed e, antes do final de Março algumas Wal-Marts já tinham colocado muitas das figuras na prateleira de desconto em $5,00 dólares menos do que seu preço original O conjunto foi constituído por: 
  • Anakin Skywalker: Este Anakin Mustafar com lava girando em torno dele, e empunhando seu sabre de luz - um repack direto da wave 13.
  • Obi-Wan Kenobi: Outro repack direto da wave 13. Esta é a mesma figura se ofereceu para ser exibido junto com Anakin, ligando-os em conjunto, representando a intensa batalha de sabre de luz em Mustafar. 
  • Stormtrooper Shadow: Enquanto a figura permaneceu exatamente a mesma, apenas a sua cor mudou, tornando-se uma repintura da figura do Stormtrooper oferecida na wave 12. O Trooper foi pintado de preto para representar a sua classificação, a armadura foi desgastada em algumas áreas e a base anterior da Estrela da Morte foi feita em uma cor muito mais clara. Ao contrário da figura anterior, o Trooper foi permanentemente fixado à base utilizando um parafuso sob o pé. Também parecia que desta vez o soldado foi fabricado com um plástico mais maleável, deixando suas pernas um pouco mais flexíveis. Os engates dos laser não fixam muito bem aos furos na base e caem com freqüência. Apesar de ser uma repetição, a figura é atraente e a armadura negra fez do Trooper uma figura muito procurada.







     Antes do lançamento de WAVE 18 para o mercado, a Hasbro foi alvejado com uma pergunta que praticamente definiu o futuro da agora decadente linha Unleashed. Quando perguntado se havia algum plano para novas figuras da linha 7" após a wave 18, Hasbro respondeu:
"Haverá uma importante figura que virá mais tarde este ano, como um item exclusivo online. Nós estamos olhando para a Brian Toys, a Enterteinment Earth e a Diamond Comics. No entanto, detalhes sobre este ainda não foram anunciados ainda e, provavelmente, será realizada até CIV". Nossa luta tem sido a de tentar encontrar o maior público agregado além do público que nos acompanha desde o lançamento, uma vez que o mercado não foi suficiente para continuar a sustentar o desenvolvimento de novos itens. Nossa estratégia tem sido a de relançar os melhores personagens no mercado exterior, em quantidades razoáveis e em um estilo novo de embalagem, para determinar se o mercado global pode suportar os volumes que precisamos para recuperar os custos de desenvolvimento. Enquanto ainda não sabemos o quão bem sucedido temos sido, nós não estaremos abandonando o formato de 7". Algumas outras linhas da Hasbro vão estar lançando  figuras do tipo Unleashed de 7”, se isso der certo, então podemos olhar para a linha de relançamento sob a marca Star Wars."

     De acordo com a Hasbro, as vendas foram os culpados – mas como poderia um mercado sustentar uma linha que como ultimamente tudo o que foi produzido foram relançamentos de figuras mais velhas?
     Como poderia um mercado sustentar uma linha que sofria de má distribuição onde os personagens mais procurados possuíam números de produção mais baixos, enquanto outros, menos populares, saturavam as lojas em números muito maiores?
     Ficou claro que a linha havia sido lançado aos tubarões, destruídas por seus criadores com estratégias de marketing equivocadas, trazidos ao fim onde a Hasbro praticamente colocou a culpa em colecionadores e da falta de vendas, em vez de si mesmos e suas ações sem sentido.
     Tudo o que era necessário era a adição de novos personagens para a Linha, com uma proporção adequada caso e melhor distribuição. Não havia a necessidade de um pacote de grandes dimensões. As pessoas queriam o novo e o velho em novas caixas!
"Haverá uma importante figura que virá mais tarde este ano, como um item exclusivo online. Nós estamos olhando para a Brian Toys, a Enterteinment Earth e a Diamond Comics. "
     E com essa promessa em mente, leais defensores da linha Unleashed esperaram o que poderia ser a luz no fim da estrada, esperando que fosse até mesmo uma figura repintada. Até que apareceu disponível apenas para compras online o...


  • Arc Heavy Gunner Clone: Um clone trooper recriado com a mesma base dos clones antigos, porém portando uma arma pesada de repetição e um novo capacete. Possui também a saia "kama", o que o distingue dos demais clones do seu batalhão. Na base, podemos ver o que seria o clone Fordo (wave 09) caido... 




     Esta foi a última peça fabricada pela Hasbro para a coleção Unleashed!




CONSIDERAÇÕES FINAIS:
     A série Unleashed foi uma abordagem artística para os filmes em sua própria maneira. Foi uma visão da natureza dos personagens através da mente criativa de um artista. Desencadeou, na verdade, esculturas que mostram uma essência emocional intensa e processamento elaborado. Verdadeiro é o fato de que suas poses e pedaços de ambientes nem sempre coincidiram com os filmes, mas eles nos trazem a interpretação de eventos que nos marcam até hoje.
     Se fôssemos comparar esta linha com outras linhas de figuras de ação no mercado, as figuras da McFarlane seriam o seu parente mais próximo. Ambas as linhas apresentam numerosas semelhanças, tanto quanto ao tamanho de apresentação do pacote, e ao nível de detalhe, para não mencionar o trabalho de um escultor McFarlane anterior, agora trabalhando para a Hasbro. A influência é obviamente presente, mas ganhamos mais, ganhamos figuras de Star Wars com uma característica singular, um estilo que parece explodir as emoções mais profundas dos personagens dentro de cada figura nova.
     Se você for colecionador, adicione estes itens para a sua coleção. Você certamente vai sentir que você fez a escolha certa! Em troca, eles vão lhe fornecer elevados padrões de qualidade e design.




Por: Julian H. Betancourt
Tradução: Victor Ferreira
Fonte: Sandtroopers








4 comentários:

  1. Simplesmente não falarei nada sobre o Chewbacca, qm estava na Jedicon sabe o meu drama...

    ResponderExcluir
  2. Esta coleção realmente vale a pena! As figuras são fantásticas! Quase como os kotobukiyas - só que mais baratos!
    Faltam 06 peças para completar a série... ;)

    ResponderExcluir
  3. Lendo esse post "xicante", rs, descobri que tenho duas peças dessa coleção e não sabia.
    Quais faltam pra você Victor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Aqunyrmq8qN5dEFWMTFKZnpmSnVHV3FYUE9vN1lQX0E#gid=0

      Excluir

Gostou do post? Agora participe do tema!
Deixe o seu comentário!

Mas leve em conta que:

1 - A administração se reserva ao direito de deletar comentários anônimos, ofensivos, em CAIXA-ALTA, spam e assuntos fora do tema.
2 - Nome e email são obrigatórios.
3 - Os autores deste blog não se responsabilizam por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as dos autores do blog.