n PABS: Há 35 anos, nesta mesma galáxia...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Há 35 anos, nesta mesma galáxia...


     A Saga teve início com Star Wars, lançado em 25 de maio de 1977. A seguir vieram duas sequências, Empire Strikes Back, lançada em 21 de maio de 1980, e Return of the Jedi, lançada em 25 de maio de 1983. A sequência de abertura das sequências revelou que elas foram numeradas como "Episódio V" e "Episódio VI" respectivamente, apesar dos filmes terem sido em geral divulgados somente através de seus subtítulos. O primeiro filme foi intitulado simplesmente Star Wars, mas ganhou mais tarde o subtítulo Episode IV: A New Hope para diferenciá-lo dos demais.

     Em 1997, para comemorar o 20° aniversário de Star Wars, Lucas lançou "Edições Especiais" dos três filmes no cinema. Os relançamentos apresentavam modificações nos filmes originais, motivadas primariamente pelo avanço do CGI e outras tecnologias de efeitos especiais, o que permitira a realização de cenas impossíveis de serem feitas na época das filmagens. Lucas continuou a modificar a trilogia original em relançamentos subsequentes, como por exemplo para seu primeiro lançamento em DVD em 21 de setembro de 2004.

     Mais de duas décadas depois do lançamento do Star Wars original, a série ganhou uma aguardada continuação, consistindo dos episódios I: The Phantom Menace, lançado em 19 de maio de 1999; II: Attack of the Clones, lançado em 16 de maio de 2002; e III: Revenge of the Sith, lançado em 19 de maio de 2005.


Os Filmes

Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

     Seguindo a ordem cronológica foi o começo (porém foi o 4º filme rodado), Tudo começa quando a maligna Federação Comercial, aliada ao Lorde Sith Darth Sidious, bloqueia as remessas para o planeta Naboo e, para que não haja conflitos violentos ou até uma Guerra, O Supremo Chanceler envia dois cavaleiros Jedi, Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi. Eles vão numa “missão de paz” para apenas negociar mais a Federação invade o planeta Naboo e os cavaleiros sdão obrigado á pousar lá onde resgatam a Rainha Amidala e vão para a capital da república Galáctica. Ai vem a parte mais boa do filme, em minha opinião, Qui-Gon encontra um escravo com uma força relamente poderosa, o jovem garoto Anakin Skywalker. Este 1º episódio da saga é um dos mais emocionates, também um com as cenas de ação mais conhecida do cinema, mesmo sendo muito criticado. O Filme reestreou no cinema neste ano em 3D, e, se tornou a 9ª Maior bilheteria do Cinema, 1.013.407.074 Bilhões de Dólares.



Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

     10 anos se passam e a República está vivendo uma crise decadente terrível, Anakin e Wan tomam uma decisão e embarcam numa missão de extrema resposabilidade pois, a antiga Rainha Amidala, agora senadora, está sendo perseguida por um misterioso inimigo que pretende matá-la e logo Wan começa investigar.Os serventes de Darth Sidious atacam e logo depois Anakin Skywalker junto á Padmé vai até a morada de sua mãe onde ela acaba morrendo. Episódio II: Ataque dos Clones é um dos filme da saga onde vários novos personagens aparecem e, onde também, vário se despedem. George Lucas junto á Lucasfilm confirmaram que o Episódio II chega nos cinema em 3D no ano que vem, 2013.



Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

     Acontece 2 anos após o episódio II, Anakin e Amidala estão vivendo a vida de recém-casados, mas, a República já não é a mesma, está em Guerra com a confederação do Darth Sidious que se prepara para contralar toda a Galáxia. Aqui começa o ponto crítica da saga, Anakin Skywalker se une ao famoso “Lado sombrio da força” o instrumento dos Lordes de Sith (aí está a origem do nome desse 3º episódio) e seu amigo, Obi-Wan Kenobi, não vê outra alternativa a tomar de que proteger Amidala e seus filhos. Para salvar Amidala que pode morrer durante o parto, Anakin decide salvá-la e acaba virando o Darth Vader. A Guerra começou, milhares de soldados pertencentes de Jedi são praticamente exterminados da galáxia, e apenas Obi-Wan Kenobi e Yoda sobrevivem. Segundo a crítica, o episódio III é o melhor filme da saga depois de Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980). A Reestréia em 3D está marcada para o ano de 2014.



Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

     O Filme se inicia numa tensão, Darth Vader caça a Princesa Leia Organa, ela resistiu ao Império e ainda roubou o projeto secreto do própio e, para não perder ele, coloca-o na memória de R2-D2. Por ser o primeiro filme a ser criado (contrariando essa ordem e seguindo a cronológica, seria o anti-penúltimo) George Lucas teve um capricho assim, tão cuidadoso que, a gente vê que mesmo o filme sendo antigo, tem efeito tanto sonoros como visuais melhores que dezenas de filmes da nossa década. Nesse filme podemos relembrar os antigos interpretadores de certos personagens como o Darth Vader foi interpretado no episódio I por Jake Lloyd, no episódio II e III por Hayden Christensen e nos episódios IV, V e VI por David Prowse. Este quarto episódio levou 7 estatuetas do Oscar paa casa, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e foi dado um prêmio especial a Ben Burtt pelo trabalho feito junto aos efeitos sonoros do Filme.



Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

     O Penúltimo episódio acontece 3 anos após a destruição da Estrela da Morte, sem mais delongas o filme continua com a fuga interminável da Aliança rebelde (liderada por Luke Skywalker o filho de darth vader, a Princesa Leia sua irmã e o mercenário Han Solo) de todas as Ameaças Imperiais. A Aliança vive escondida no Planeta gelado Hoth mas, foram descobertos novamente pelo exército imperial e são atacadas pelos AT-AT mas conseguem fugir. Darth Vader pode ter vivido neste episódio sua maior tensão ja vista, sua obcessão em achar os rebeldes é inestimável. Luke e R2-D2 estão de seguir as orientações do espírito de Obin-Wan e vão ao Planeta Dagobah e os outros (Han Solo, Leia, C-3PO, e o Chewbacca) estão sendo atacados pelas naves Imperiais deixando o Millenium Falcon (naves estelar usadas pelos rebeldes) incapacitado de chegar ao hiperespaço, mesmo assim conseguem também fugir mas, acabam parando no meio de uma chuva de meteoros e rapidamente vão atraz de um amigo de Han Solo, Lando Calrissian, que pode sim, concertar o Millenium Falcon. Para infelicidade deles quem estava lá era Darth Vader que captura Han Solo e congela-o em carbonita. Luke para seu treinamento com o mestre Yoda para salvar seus amigos. O Episódio V deve reestreiar em 3D em 2016, segundo George Lucas.



Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

     Neste último e decisivo episódio irão de acontecer diversas coisas mas, tudo começa com o Imperador que está supervisionando a construção de uma Nova Estrela da Morte. Longe de lá, Luke Skywalker cnsegue salvar Han Solo e a Princesa Leia das Mãos de Jabba, um dos piores bandidos de toda a Galáxia (detalhe: Jabba tentou fazer da Princesa sua Escrava Sexual). Luke ao ver que os cavaleiros Jedi estão voltando institui a ser um mas, para conseguir isto precisar exterminar Darth Vader (Durante o decorrer do filme “tenta” conduzir Luke para o “Lado sombrio da força”) mas em certo ponto do Filme, durante a batlha entre ambos acontece uma bombástica revelão: Luke Skywalker é filho de Darth Vader, sua mãe morreu no parto (durante o episódio I, II e III Darth realmente chamou-se Anakin Skywalker). O Último episódio teve a bilheteria mais baixa da saga, cerca de 475.106.177 Milhões de Dólares (entrando meio apertado na lista das 100 maiores bilheterias de todos os tempos). O Filme seguindo a cota dos episódios anteriores será relançado em 3D, em meados de 2017.



     Segue abaixo um belo infográfico da Saga (em inglês)






0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do post? Agora participe do tema!
Deixe o seu comentário!

Mas leve em conta que:

1 - A administração se reserva ao direito de deletar comentários anônimos, ofensivos, em CAIXA-ALTA, spam e assuntos fora do tema.
2 - Nome e email são obrigatórios.
3 - Os autores deste blog não se responsabilizam por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as dos autores do blog.