n PABS: Dia da toalha

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia da toalha



     O Dia da Toalha (ou dia do Orgulho Nerd) é celebrado no dia 25 de maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", Douglas Adams.

     A saga de seis livros conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.


     Segundo os livros, se você é um viajante das galáxias e está preocupado em carregar uma toalha, imagina-se também que, no mínimo, você esteja preparado para qualquer outra situação que apareça em seu caminho! Dificilmente alguém iria abordá-lo com más intenções... afinal, vai saber se debaixo da toalha não tem um blaster pronto para disparar!

     A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha. O Dia da Toalha é comemorado em diversos países, e na internet é possível encontrar sites com fotos dos fãs que comemoraram a data.

     Logo abaixo temos uma matéria publicada na revista Veja São Paulo, no dia 23/05/2012, com destaque aos nossos amigos de Star Wars e Star Trek da grande São Paulo! Confira!





     Nesta sexta (25), não estranhe se esbarrar no vilão Darth Vader no metrô ou cruzar com personagens de quadrinhos japoneses na rua. No Dia Mundial do Orgulho Nerd, fanáticos pela cultura pop se reunirão em eventos para exibir fantasias, edições raras de HQs e bonecos de super-heróis. Criada em 2006, a data faz referência à estreia do filme Guerra nas Estrelas, em 25 de maio de 1977. “Nos anos 80, muita gente que curtia ficção científica se escondia, mas hoje estamos na moda”, afirma o dentista Rodrigo “Darth Shadow” Moreno, membro de fã-clubes dos filmes de George Lucas, como o Conselho Jedi São Paulo, e dono de uma coleção com mais de 3.000 itens da saga.

     O músico Eder Pegoraro se especializou nas chamadas action figures: nem sua mulher pode entrar no quarto onde guarda mais de 2.000 réplicas, entre elas relíquias como um Zorro e uma Batgirl, ambos de 1977. “Na década de 90 eu achava que era o único louco que gostava disso. Encontrei outros só depois do surgimento da internet.”

     Na mesma sexta, comemora-se também o Dia da Toalha, homenagem a mais uma obra cultuada por esse grupo de aficionados: o livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, do inglês Douglas Adams. Na trama, a peça é considerada indispensável nas viagens espaciais. Uma caminhada está marcada para a Avenida Paulista, com saída do Masp às 19 horas: todos devem ter toalhas penduradas ao ombro. “Várias pessoas não entendem nada quando olham nossa procissão”, diz Laura Fia, que organizou o primeiro evento, no ano passado. Tradicional fã-clube de “Jornada nas Estrelas”, com 2.700 membros, a Federação da Frota Estelar se reunirá na ocasião para rever os clássicos. “Somos muito mais respeitados altualmente”, conta César Cezaroni, um dos líderes dos “trekkers”.

     Nos próximos dias, alguns eventos começam a esquentar os ânimos da turma. A décima edição da Festa do Cosplay Brasil espera reunir 300 pessoas neste domingo (20) para concursos de fantasias de personagens de quadrinhos japoneses, e o Sesc Carmo traz a exposição “O Universo Mágico do RPG” para a cidade. As lojas especializadas também aproveitam a ocasião. A HQMix realizará sorteios e a Coleciona Brinquedos dará desconto a quem for à loja com uma toalha ou fantasia. Ainda no Dia Mundial do Orgulho Nerd (25), a Terramédia promove a Friday Night Magic, para jogadores de card game, e a Limited Edition exibirá artigos ligados ao desenho “Os Cavaleiros do Zodíaco”.  

     FONTE: Veja São Paulo


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do post? Agora participe do tema!
Deixe o seu comentário!

Mas leve em conta que:

1 - A administração se reserva ao direito de deletar comentários anônimos, ofensivos, em CAIXA-ALTA, spam e assuntos fora do tema.
2 - Nome e email são obrigatórios.
3 - Os autores deste blog não se responsabilizam por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as dos autores do blog.