n PABS: Xadrez e Star Wars

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Xadrez e Star Wars



       O xadrez não é um jogo, uma arte ou uma ciência. O xadrez é a combinação desses elementos, tomando de cada um algumas características ímpares e formando, com apenas um tabuleiro e um conjunto de peças de madeira, um esporte místico.




     Muitas teorias comprovam a correlação entre o jogo e o desenvolvimento psicológico e intelectual de quem o pratica. O xadrez propicia, simultaneamente, lazer prazeroso combinado ao desenvolvimento de capacidades intelectuais como: tomada de decisão, conceito de tática e estratégia, capacidade de estabelecer hipóteses, capacidade de relativizar conceitos como espaço, tempo e recursos materiais, além de inúmeras outras capacidades já identificadas.

     Além disso, o xadrez é um esporte barato em comparação com os demais. Não é preciso de um estádio de futebol, uma piscina ou algo do gênero. É preciso apenas um jogo de peças, um tabuleiro e o melhor instrumento do mundo: a imaginação. Dentro de uma partida de xadrez os oponentes podem alcançar novos horizontes, navegando por uma vastidão de lances em busca do melhor. 


     O xadrez é o segundo esporte mais praticado do mundo, perdendo apenas para o futebol. Apesar disso e de todos os benefícios por ele gerados, não é dado a ele o status merecido. Em uma sociedade que valoriza apenas a cultura física, musculação e estética, esquecemos que a mente humana deve ser trabalhada e exercitada, de modo motivador e que propicie um desenvolvimento psicológico saudável.



     E como não é de hoje que o tabuleiro de xadrez é palco para reprodução e simulação das "guerras estelares" entre o Império e a Aliança Rebelde, vamos recordar uma cena clássica do Episódio IV: Uma nova esperança, onde podemos assistir a uma partida de xadrez holográfico e ainda aprendemos uma valiosa lição: não aborreça um Wookie:




     Em 1993, a Software Toolworks lançou para a linha PC e video-games da época, um jogo de xadrez animado de Star Wars! Recheado de muitas animações e humor, é um jogo que pode ser apreciado ainda nos dias atuais! 

     Se voce estiver curioso, baixe o SWChess aqui!



     Agora uma dica do nosso leitor Vitor Alves: A Planeta DeAgostini, famosa pelas suas publicações de Star Wars e outras franquias, sempre acompanhadas de miniaturas muito bem trabalhadas, lançou na Europa o Xadrez Star Wars!.. Como de costume, o valor da coleção completa é impraticável (aproximadamente 753 euros), mas realmente são bonitas de se ver!

     O que seria o fascículo zero, contendo a ilustração das peças, pode ser visto aqui, e a publicação aqui.

     Obrigado pela dica, Vitor!





2 comentários:

  1. fantastica reportagem. um sonho de consumo, para quem curte tanto xadrez como star wars como eu. que continuem assim

    ResponderExcluir

Gostou do post? Agora participe do tema!
Deixe o seu comentário!

Mas leve em conta que:

1 - A administração se reserva ao direito de deletar comentários anônimos, ofensivos, em CAIXA-ALTA, spam e assuntos fora do tema.
2 - Nome e email são obrigatórios.
3 - Os autores deste blog não se responsabilizam por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem as dos autores do blog.